Revenda de hospedagem de sites: informações essenciais para uma revenda de sucesso

Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de revenda de hospedagem é uma ótima oportunidade de negócios para empreendedores, profissionais de criação e desenvolvimento – e basicamente todas as pessoas que tenham interesse em gerar nova receitas ou mesmo ter um serviço que pode ser muito rentável. De acordo com estudos da eMarketer, sites ainda são a principal ferramenta de marketing escolhida por Pequenas e Médias Empresas. E todo site precisa de uma hospedagem, certo? Por isso, oferecer o serviço de revenda pode ser muito interessante para o seu negócio.

Mas, por onde começar a criar uma revenda?

Revenda de hospedagem: definindo a infraestrutura

O primeiro passo é definir a infraestrutura onde você vai hospedar os sites dos seus clientes. Existem diversas opções oferecidas por empresas de hospedagem, nas quais você “aluga” espaços para revender aos seus clientes. Outra opção é adquirir um servidor próprio, mas, neste caso, você deve estar ciente do alto custo envolvido e que você será responsável por toda a configuração e manutenção do hardware. Para quem está iniciando, aproveitar opções de empresas de hospedagem é uma alternativa mais segura, pois já conta com uma equipe que pode auxiliar com informações, manutenção e suporte. Se você estiver procurando por empresas de hospedagem que ofereçam a opção de revenda, esteja atento a essas questões:

A empresa tem suporte 24/7?

Isso é muito importante, pois, caso algum problema venha a acontecer com os sites dos seus clientes você precisa ter acesso a uma equipe que possa te ajudar. Se você puder contar com a figura de um gerente de contas, que te acompanhe e seja o seu ponto de contato na empresa, será excelente.

A estrutura da revenda é dedicada?

Saber se a estrutura da sua revenda é dedicada é importante para garantir a disponibilidade dos seus serviços. Em uma estrutura dedicada, o funcionamento de uma revenda não interfere na outra, garantindo que não fique vulnerável a instabilidades.

Qual é a opção de painel de controle?

A opção mais utilizada atualmente para revendas de hospedagem é o WHM/cPanel: através dele, é possível criar as contas dos seus clientes, definir os planos específicos, acompanhar o consumo dos clientes, gerenciar contas de e-mail. O seu cliente, por sua vez, pode acessar o cPanel, que mantém todas as informações sobre seus sites/e-mails acessíveis em interface gráfica bastante intuitiva.

Além disso, é importante definir algumas questões importantes para que você possa oferecer o serviço de hospedagem de sites:

Plataforma (Linux ou Windows)

Essa escolha vai depender do tipo de sites que você pretende hospedar e da linguagem que você utiliza para desenvolvê-los. Se você for utilizar ASP ou ASP.NET, precisará de uma hospedagem Windows. Se desenvolver em PHP, Python ou utilizar CMS como WordPress ou Joomla, vá de Linux.

Ao optar por uma revenda com WHM/cPanel, você facilita a instalação de aplicativos como estes através do Softaculous, um instalador com um clique.

Quantos sites e e-mails poderei revender?

Isso vai depender dos recursos computacionais que você contratar para a sua revenda e o tamanho dos sites que você for hospedar. A configuração inicial de uma revenda da B Host Brasil (Linux), por exemplo, só temos limites de espaço em Disco, o que conta bastante, pois você poderá hospedar diversos website, blogs sem se preocupar com os recursos da maquina aonde hospeda sua revenda, em nosso plano inicial temos uma cota de 30 GB de disco SSD.

Dependendo da escolha que você fizer para a infraestrutura, esse pode ser um ponto de atenção. Em estruturas como a revenda da B Host Brasil, na qual você tem a flexibilidade de escalar recursos quando necessário, esse não é um problema. Se você optar por uma revenda em VPS ou Servidor Dedicado, tenha em mente que a escalabilidade vai ser mais complexa.

Gostaria de testar nossa revenda de hospedagem?

Revenda de Hospedagem B Host Brasil
Cupom 1 mês free: REVENDA100%

Deixe uma resposta