Principais motivos para lentidão de VPS

Entenda as causas deste problema e saiba como resolver:

A maioria dos clientes quando percebe que o servidor ficou lento, abra um ticket instantaneamente. Porém em muitos casos é possível resolver o problema somente seguindo alguns passos:

1 – Não consigo me conectar remotamente ou via ssh ao servidor.
– Verifique se a porta de conexão ssh ou remota, foi alterada. Caso positivo, conecte usando a porta certa. Para linux configure a porta no client. Para windows use o padrão IP:PORTA (192.168.0.1:12001)

– Algum sistema de proteção contra ataques foi instalado? (ip mini block, firewalls diversos)

– Alguma configuração foi feita no Firewall do Windows?
Nestes casos acima, abra um ticket de suporte.

– O VPS está ligado? Acesse Área do Cliente -> Serviços -> Meus Serviços -> (Clique no serviço ativo), após ser redirecionado para aba do serviço, irá ter o painel Administrativo do VPS.
Se estiver desligado, basta ligar.

2 – Meu servidor está lento ou travando!
– O plano é adequado para o que deseja? Cada programa exige uma certa quantidade de memória, espaço e CPU diferente. Alguns são leves e outros muito pesados. Confira os requisitos mínimos para rodar seu programa, jogo ou qualquer projeto que tenta rodar em seu VPS. Contratar o plano adequado é primordial para o bom funcionamento.
Atenção! É preciso lembrar também que o Sistema Operacional por si, já consome uma quantidade de recursos. É preciso considerar isto na hora da escolha do melhor plano.

– Talvez seu servidor esteja enviando/recebendo ataque DDOS. Em alguns casos, o VPS envia ataque, pois foi contaminado por vírus. Confira seus arquivos e veja o Gerenciador de Tarefas.  no caso de Windows. Talvez algum programa suspeito esteja aberto e enviando ataque. Se não for o caso, abra um ticket de suporte.
– Confira se o HD não está cheio. Muitas vezes é porque o espaço do HD acabou.

– Algum programa talvez esteja consumindo muito por qualquer motivo desconhecido. Confira no Gerenciador de Tarefas se tem algum programa consumindo muito. Veja também a % de uso da CPU e Memória.
Alternativamente, você pode conferir aqui mesmo no painel de controle no Menu: Acesse Área do Cliente -> Serviços -> Meus Serviços -> (Clique no serviço ativo), após ser redirecionado para aba do serviço, irá ter o painel Administrativo do VPS.

Neste caso o Uso de CPU estiver acima de 70% pode ser esse o seu problema de lentidão, ideal manter consumo abaixo de 70% para que não tenha perca de desempenho, a solução é upgrade de mais nucleo.

– Tudo foi visto e o problema continua. Entre em contato Abrir um ticket, aguarde o atendimento com o nosso suporte para resolver o seu problema.

Em resumo, muitas vezes o problema está no VPS. Ataque e escolha errada do plano são as causas mais frequentes. Em alguns casos é algum programa funcionando mal.
Ainda sim, é claro que não descartamos a possibilidade de ser algum problema no Dedicado ou até mesmo no Datacenter. Porém é interessantes que antes de abrir um ticket de suporte, confira tudo. Você mesmo pode resolver diversas dificuldades com o VPS, agilizando o processo, pois não tem de esperar que a gente resolva e isto consequentemente diminui o número de tickets, tornando mais rápidas as respostas quando o ticket é realmente necessário.