O Que é Hospedagem de Site?

O que é hospedagem de site é um questionamento bastante recorrente para quem quer começar um blog, um site ou uma loja virtual na internet.

Hospedagem de site é um serviço online que permite a publicação de um site ou aplicação na internet. Quando você adquire uma hospedagem, basicamente você está alugando um espaço dentro de um servidor.

Nele ficam armazenados todos os arquivos e dados necessários para o bom funcionamento do site.

Neste artigo, vamos explicar o que é hospedagem de sites em mais detalhes. Então vamos direto ao ponto!

Como Funciona a Hospedagem de Site?

Um servidor é um computador físico que nunca é desligado para que seu site ou aplicação esteja sempre online.

Seu provedor de hospedagem é responsável por manter o site no ar e funcionando, proteger de ataques maliciosos e transferir seu conteúdo (texto, imagens, arquivos) do servidor até o navegador do visitante.

Agora que você já sabe o que é hospedagem de site, já pode se concentrar em aprender como ela funciona. 

Quando você decide criar um novo site, precisa de um provedor de hospedagem de site para fornecer espaço em um servidor. Seu provedor armazena todos os seus arquivos e bancos de dados no servidor.

Sempre que alguém digitar seu domínio no navegador, seu provedor transfere todos os arquivos necessários para atender a solicitação.

Você precisa escolher e contratar um pacote de hospedagem que atenda suas necessidades. De fato, hospedagem de sites é similar a alugar uma casa, você precisa manter o aluguel em dia para manter o servidor funcionando.

Para reduzir riscos, cada pacote da B Host Brasil possui 7 dias de garantia para que você tenha certeza que nosso serviço é exatamente o que você precisa. E mais, você pode começar com nosso pacote inicial, criado especificamente para projetos menores.

Com o crescimento do seu site, você pode realizar um upgrade para um plano mais avançado com apenas alguns cliques.

Não é necessário nenhum conhecimento em programação para gerenciar um site. Os pacotes de hospedagem possuem uma interface gráfica para você controlar todos os aspectos do seu site.

Por exemplo, você pode fazer o upload de arquivos no servidor, instalar sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress ou Drupal, acessar seu banco de dados, e criar backups.

O cPanel, plataforma de hospedagem usada pela maioria dos provedores de hospedagens no mundo, é uma ferramenta extremamente poderosa. Mas ela pode ser um pouco intimidante para usuários que não possuem conhecimento técnico e que querem apenas colocar seu site online rapidamente.

Além de fornecer espaço para seu website no servidor, provedores de hospedagem de sites também oferecem serviços relacionados ao gerenciamento de sites, como:

  • Certificados SSL;
  • Hospedagem de email e construtores de páginas;
  • Ferramentas de desenvolvimento;
  • Serviço de suporte ao cliente 24/7;
  • Backup de sites automatizado;
  • Auto-instaladores de um clique para WordPress, Drupal e muito mais

Diferentes Tipos de Hospedagem de Sites

A maioria dos provedores de hospedagem oferecem diferentes tipos de hospedagem de sites para atender as necessidades de seus clientes. Os tipos de hospedagem mais comuns são:

  • Hospedagem Compartilhada;
  • VPS (Virtual Private Server);
  • Hospedagem Cloud ou Empresarial;
  • Hospedagem WordPress;
  • Servidor de Hospedagem Dedicado.

O melhor é começar pequeno e, quando o seu site atingir maiores números de tráfego, fazer upgrade para um tipo de plano mais avançado.

Diferença Entre Hospedagem de Sites e Domínio

Além de adquirir um serviço de hospedagem, você também precisa comprar um domínio. Mas qual é a diferença entre eles?

Enquanto a hospedagem permite que você alugue um espaço no servidor para seu site, o domínio é o seu endereço – por exemplo, nosso domínio é bhostbrasil.com.br.

Quando nossos usuários querem acessar nosso site, eles digitam nosso domínio na barra do navegador e o servidor faz a transferência dos arquivos solicitados.

Na maioria dos provedores de hospedagem, você precisa comprar o domínio separadamente.

Similar aos pacotes de hospedagem, você precisa pagar pelo seu domínio anualmente para manter a titularidade.

Conclusão: O Que é Hospedagem de Sites?

Resumindo, a hospedagem de sites é o serviço que você precisa para criar uma presença online. Ter um website te dá a incrível oportunidade de alcançar milhões de usuários no mundo inteiro.

Então, você está pronto para começar seu novo site?

https://www.bhostbrasil.com.br/

Deixe uma resposta