5 pontos importante que você deve considerar na hora de escolher o serviço de hospedagem

Tempo de leitura: 4 minutos

A decisão de ter um site envolve vários aspectos, como a escolha de um domínio para representar o seu projeto, o registro, a definição do serviço de hospedagem e o gerenciador de conteúdo. Você precisa estar atento a vários detalhes, mas fique tranquilo, pois criar um site pode ser muito mais fácil do que parece. Se você levar em conta as dicas que apresentamos a seguir é possível que consiga criar o seu site sozinho. Então, vamos lá!

Serviço de hospedagem: quais pontos analisar

1. Tipo de site

Antes de escolher um serviço de hospedagem é importante que você saiba qual é o tipo de site mais adequado para o seu negócio ou projeto. Os mais comuns são: institucional, loja virtual, blog, portal e one page (os sites de uma única página). Cada um desses formatos possui características e cuidados específicos, uma loja virtual precisará ter mais atenção com a segurança. Já no caso do blog é interessante estimar os picos de acesso, de acordo com a periodicidade das publicações. Essas informações podem interferir diretamente na escolha do serviço de hospedagem, pois vão servir de orientação para você escolher a opção ideal para a sua necessidade. É importante mensurar também a possibilidade de expansão do seu site – o quanto ele irá crescer ao longo do tempo – e escolher um serviço de hospedagem que suporte essa ampliação.

2. Capacidade de armazenamento e transferência

É comum que os planos de hospedagem tenham capacidades de armazenamento e transferência diferentes, justamente para que você consiga escolher o mais adequado para o seu site. A B Host Brasil oferece planos com capacidade de armazenamento de 2GB a 30GB SSD (nos planos de hospedagem compartilhada), todos com transferência ilimitada. Preocupar-se com o armazenamento é importante pois se o site que você pretende criar terá muitas fotos e vídeos poderá ocupar mais espaço do serviço de hospedagem – e aí vale contratar um plano maior, caso contrário, não há necessidade de pagar por algo que não irá usar. Confira também o adicional de cada plano,  você pode criar contas de e-mail, usar o criador de sites e possui o certificado SSL gratuito.

3. Disponibilidade

Você já ouviu falar em uptime? Esse é o termo que define a disponibilidade de um servidor, ou seja, quanto maior for o uptime, maior é a garantia de que o seu site estará disponível. Para exemplificar, vamos supor que um hosting tenha o uptimebaixo, isso significa que o seu site poderá ficar indisponível por várias horas durante um único mês. Por isso, é indispensável escolher serviço de hospedagem com a maior disponibilidade possível. A B Host Brasil é uma empresa que prioriza o uptime, para que o seu site esteja sempre no ar, em função disso oferecemos uma garantia de 99,9% de uptime. Em resumo, é isso que você precisa para evitar dor de cabeça com indisponibilidades de rede no servidor contratado.

4. Investimento

Você certamente já sabe que deverá calcular o investimento necessário para a criação e manutenção do seu site. Porém, o mais importante é avaliar o custo em relação ao benefício. Não basta oferecer o preço mais acessível e não ter um bom uptime e cuidados com a segurança. Então, fique atento e compare os valores de cada plano e o que está incluso.

5. Atendimento e suporte especializado

O suporte é outro fator fundamental na escolha de um serviço de hospedagem. Afinal, um eventual problema pode ocorrer em qualquer momento, inclusive num fim de semana ou feriado. Então, antes de bater o martelo verifique se a empresa que pretende contratar oferece atendimento 24 horas por dia, nos sete dias da semana e durante o ano todo.  Busque um serviço de hospedagem que esteja pronto para atendê-lo em qualquer momento, e ofereça diferentes canais, chat, e-mail e até ouvidoria.

Agora que você já sabe quais fatores considerar, será mais fácil escolher um serviço de hospedagem. Lembre-se também de mensurar o tamanho do seu site: pequeno, médio ou grande? Cada um terá uma quantidade de páginas e isso interfere diretamente no espaço que o site irá ocupar no servidor. Por fim, pesquise a reputação da empresa no mercado, para não colocar em risco todo o planejamento desenvolvido para a criação do site.

Deixe uma resposta